Tratamento de Corrosão e Pintura Industrial

Tratamento de Corrosão

A Ambiseven através do seu quadro técnico formado por Engenheiros e técnicos, com experiências e Nível 1 e 2 - ABRACO - (Associação brasileira de corrosão), escolhe sempre o melhor tratamento de superfícies a ser empregado para cada cenário e considerando todos os fatores possíveis para que a proteção contra Corrosão seja douradora e atendendo a todas normas vigentes.

• OXIGÊNIO – Fator praticamente fixo, pois poucos varia de local para local.
• Umidade relativa do ar – Varia de local para local, do macro e micro clima, da geografia e da topografia da região e da presença de matas na região.
• Temperatura – Influi na corrosividade, porque há menor possibilidade de condensação da umidade do ar a altas temperaturas.
• Atmosferas Agressivas – são as que contem poluentes e névoas salinas. Os poluentes definem-se vapores, gases e as poeiras não naturais. Os agentes agressivos mais importantes em cada ambientes são:


A definição do sistema de tratamento de superfície terá grande influencias nas definições de projeto estrutural metálico, como por exemplo, o tipo de aço a ser empregado, tipo de aço as ser empregado, tipo de perfil e espessuras da chapa de aço, dimensões das peças, talas de reforço e juntas aparafusadas. Há muitas maneiras de se proteger o aço, mas em geral elas se resumem em duas categorias:

Revestimentos orgânicos – PINTURAS;
Revestimentos metálicos - GALVANIZAÇÃO;
Para essas aplicações utilizamos as melhores tecnológicas, buscando o que a de melhor no mercado e aplicando em nossas operações, para cada cenário utilizamos um processo e a mais utilizada é a pintura airless.
Èfeita com um pulverizador ou pistola e utiliza equipamento totalmente atomizado que dispensa a necessidade da utilização de ar comprimido. A alta pressão dos equipamentos de pintura airless varia de 500 a 3.000 psi e faz com que a tinta ou massa seja borrifada sob altas condições e velocidade.

Ao passar pelo bico pulverizador, a alta pressão faz as partículas da tinta ou massa se romperem, aumentando sua área de expansão ao serem pulverizadas sobre a superfície. A nuvem gerada pela melhor distribuição da tinta ou massa é bastante reduzida e, devido a isso, o desperdício de matéria-prima também é menor, algo em torno de 25% a 30% por aplicação.

A pintura airless apresenta ainda outras vantagens:

Organização: a pintura airless gera menos transtornos na hora de aplicar e evita o respingo de tinta ou massa;
Rendimento: é possível aplicar camadas mais espessas em uma só demão, que garante maior rendimento do trabalho. A superfície fica homogênea e sem manchas;
Manuseio: o manuseio do equipamento é fácil e mesmo pessoas sem experiências, em pouco tempo, conseguem aprender a trabalhar rapidamente com o aparelho;
Rapidez: duas pessoas conseguem perfeitamente manipular o equipamento de pintura airless e substituir o trabalho de dez profissionais que utilizem o método de pintura com rolo ou pincel no mesmo período de tempo. Enquanto um profissional comanda a pistola, a outra fica encarregada de alimentar e movimentar a máquina. É possível pintar um ambiente de 200m² em uma hora.